AGE 360
AGE 360
Arquitetura predial | Residencial | Incorporação
programa
AG7
cliente
coordenador
João Vieira
arquiteto
chefe de projeto
ARCHITECTS OFFICE | Triptyque Architecture
Rafael Igayara, Mario Kanashiro
área
terreno: 3.978m² | construída: 18.000m²
paisagismo
Renata Tilli
localidade
creditos
ano
Curitiba | Paraná | Brasil
AO | Thiago Buccieri | Casa retrato
2017 - 2025
O AGE 360 é um projeto concebido para deixar um novo legado para nossas gerações, no qual a consciência sobre a construção de nossos sonhos assume a responsabilidade sobre as consequências do futuro que queremos viver. Sonhamos em criar um empreendimento capaz de transformar a forma pela qual as pessoas vivem no mundo.
O primeiro Wellness Building do Brasil, localizado em Curitiba (PR), e um dos 20 prédios mais altos do país, possui 124 metros de altura com design único e vista 360 graus da cidade.
O processo de desenho do projeto, foca no desenvolvimento estratégico baseado em fases. Onde, em cada fase, esgotamos possibilidades, testamos alternativas, hierarquizamos prioridades, juntamente com nossos parceiros de inteligência diversificada com o intuito de encontrar a solução final ideal. Nosso processo inicia testando alternativas de massas. Soluções muito diferentes para gerar discussão provocativa construtiva.
O volume comercial se fragmenta e acompanha a topografia do terreno no sentido oeste / leste, criando um embasamento ̈topográfico ̈ e escalonado em sua disposição.
A legislação define o envelope máximo para o terreno. Para atingir os 150m de altura com a área pretendida a torre sai do envelope permitido. Duas faces, (norte e leste) precisam de ser chanfradas. O resultado é um volume chanfrado, lapidado como um diamante, realçando a qualidade dos pavimentos superiores.
Cada fachada possui forma única. Sua unidade é estabelecida pelas linhas contínuas desde o embasamento até a cobertura. As superfícies chanfradas seguem a mesma estrutura porém com um novo acabamento. Terraços exteriores são criados e localizados em diferentes níveis do projeto. Estes terraços possuem proporções diferentes, orientações e usos aumentando a oferta de tipologias diferenciadas, com uma relação de excelência entre interior / exterior. A diferenciação no tratamento vegetal aplicado ao longo desses terraços marca o equilíbrio entre regularidade e diversidade.
A percentagem de tipologias distribuídas pela torre sofreu muitas alterações a fim de encontrar o equilíbrio perfeito entre expressão volumétrica e exigência comercial. A solução final respondeu às exigências comerciais ideais e à expressão desejada. Percebemos que o ritmo da fachada acompanhou de um forma satisfatória essa proporção.