OSNY

 

OSNY

Midiateca / Media Library / Médiathèque

programa

Prefeitura da Cidade de Osny

cliente

coordenador

Morgan Rapy

arquiteto

chefe de projeto

TRIPTYQUE

Damien Murat

área 

2 150 m²

paisagismo

Hanazaki

localidade

creditos

ano

Download

Osny / France

Fernando Guerra

2012 - 2015

A mídiateca de Osny foi projetada como um espaço urbano coberto: Uma extensão do espaço público que se desenvolve liberando o máximo possível o espaço arquitetônico, apagando a fronteira entre áreas internas e externas. O prédio foi concebido como um galpão, privilegiando a fluidez espacial e o potencial de evolução dos espaços internos.

É coberta por uma grande laje de concreto sustentada por pilares regulares. Os espaços internos são delimitados por uma cortina de vidro. O prédio oferece uma transparência máxima colocando os diversos espaços em perspectiva. Aliás, a divisões somem otimizando a relação do edifício com seu entorno. A expressão arquitetônica foi simplificada, favorecendo os volumes internos: amplitude do pé direito e vidros altos.

A mídiateca possui dois níveis: no térreo encontram-se os espaços para as crianças e adolescentes, literatura e ficção, imprensa, uma área de descanso, e uma sala destinada às palestras e exposições. O mezanino destina-se a receber áreas administrativas. Enfim no último piso estão a sala de multimídia, e a sala de trabalho.

A mídiateca de Osny tornou-se um símbolo de fluência e de difusão da informação a todos. Ela reafirma as interações sociais como fundamento do mundo virtual.