RB12
RB12
Corporativo / Corporate / Bureau
programa
Natekko
cliente
coordenador
Luiz Trindade
arquiteto
chefe de projeto
TRIPTYQUE
Marcea Sampaio, Paula Megiolaro, Vinicius Capella
área
4 700 m²
paisagismo
Bia Abreu
localidade
creditos
ano
Rio de Janeiro / RJ / Brazil
Fernando Guerra / Ricardo Bassetti
2016
RB12 participa na revitalização urbana do centro do Rio de Janeiro na continuidade do projeto Porto Maravilha, atualmente o maior projeto de revitalização urbana no Brasil, representando 5 milhões de m² reformados para melhorar a vida dos moradores e a preservação do patrimônio.
Localizado no numero 12 da Avenida Rio Branco, principal via comercial do centro do Rio de Janeiro, o prédio passou por um processo de green-retrofit que consiste na adaptação e melhoria dos edifícios antigos para que eles atinjam um padrão sustentável. Entre os requisitos ambientais exigidos estão o conforto térmico; a gestão do consumo de água; o aproveitamento da luz natural; e o oferecimento de bem-estar e conforto superior aos edifícios corporativos.
RB12 tem uma fachada bioclimática composta por um jogo de vidros em zigue-zague que brinca com a refração da luz. Respondendo aos critérios definidos pelo conceito de energia positiva, RB12 é o primeiro edifício comercial no Brasil a usar painéis fotovoltaicos (instalados na fachada lateral). Ele antecipa a mudança da lei brasileira que proíbe a autoprodução de energia fora dos painéis solares, além de já prever pontos para a colocação de células de hidrogênio que transformarão o gás de rua em eletricidade.
O paisagismo suspenso nos terraços participa no controle térmico dos espaços interiores.
As soluções arquitetônicas inovadoras e a tecnologia inteligente implementadas também reduzem o consumo de energia e trazem uma economia significativa para os usuários dos 21 andares.
A Natekko, líder no mercado francês em termos de construções sustentáveis, é o criador deste novo conceito de edifício comercial. A MMC Investimentos, empresa inovadora entre as sociedades de gestão de investimento imobiliário, foi a responsável pela gestão do projeto.